EditoraPipocaeNanquimhqsliteraturanerdQuadrinhos

A editora Pipoca e Nanquim anuncia seu novo lançamento que promete mexer com nossas emoções através de uma fantástica biografia.

Alguns homens tentam derrotar seus monstros apagando suas monstruosidades da história.

A nova obra vai relatar os acontecimentos complicados na Coreia do Sul durante a invasão japonesa e a construção das chamadas de forma machista Casas de conforto. Vamos acompanhar a vida de Ok-sun Lee, uma garota que foi vendida por sua família para sobreviver quando criança e quando adolescente é mandada para uma dessas casas para se tornar uma mulher de conforto. Esses lugares foram construídos com o intuito de evitar um grande problema na época e também para que os soldados japoneses pudessem se aliviar sexualmente falando. O problema disso tudo é que essas mulheres não estavam ali porque queriam, não estavam ali fazendo o que queriam. Muitas foram obrigadas a estar ali enquanto outras foram para lá por conta de propagandas enganosas (as fake news são mais velhas do que imaginamos) e dentro desse cenário caótico vamos vendo o quão ruim um governo autoritário pode ser especialmente com pessoas de outras etnias julgadas como raça de segunda.

Sinopse:

Grama é uma poderosa graphic novel antiguerra que narra a história real da sul-coreana Ok-sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês. Ela é uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas “casas de conforto”, espalhadas pela China e por territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, em um dos episódios mais vergonhosos do passado da humanidade. Ok-sun Lee, hoje com mais de 90 anos, se tornou uma importante ativista pela indenização das “mulheres de conforto”, e é por meio de seus relatos à autora Keum Suk Gendry-Kim que acompanhamos sua triste história de vida. Lançada na Coreia do Sul em 2017, a obra já ganhou publicações em outros seis idiomas e tem colecionado prêmios e elogios da crítica no mundo todo. Venceu o Prêmio Especial Bulles d’Humanité, do tradicional diário francês L’Humanité; entrou para as listas de melhores histórias em quadrinhos de 2019 dos jornais The New York Times e The Guardian; venceu os prêmios The Cartoonist Studio Prize, Big Other Book Award e VLA Graphic Novel Diversity Award; e agora, em 2020, está indicada em três categorias do célebre Prêmio Eisner, como Melhor escritor/artista, Melhor trabalho baseado em fatos e Melhor edição americana de material asiático. O grande êxito de Grama está em trazer à tona a questão desse gravíssimo crime de guerra em uma narrativa leve e chocante ao mesmo tempo, sempre com ênfase na força e determinação de sua protagonista para superar adversidades e manter-se viva.

Sobre o Autor:

KEUM SUK GENDRY-KIM nasceu em 1971, na Coreia do Sul, na região de Jeolla, no extremo sul do país. Estudou pintura na Universidade de Sejong e na École Supérieure Des Arts Décoratifs, em Estrasburgo, na França. Sua arte tem sido exposta em países da Europa e na Coreia de Sul desde 2012. Ela entrou para o mercado de quadrinhos com as obras Le chant de mon père, uma história autobiográfica, e Jiseul, uma adaptação cinematográfica, lançadas em solo francês, respectivamente, em 2012 e 2015, pela Éditions Sarbacane. Em seu país de origem, ganhou o prêmio Best Creative Manhwa Award pela história curta Sister Mija, sobre uma “mulher de conforto” que, depois, também veio a ser mostrada em Grama, seu quadrinho mais ovacionado até agora, publicado em 2017 pela Bori Publishing. Para o ano de 2020, são aguardados os álbuns Jun, que será publicado pela Delcourt, L’tarbre nu, pela Les Arènes, e Alexandra Kim, la siberienne, pela Cambourakis.

O quadrinho está em pré venda no site da Amazon e tem capa dura, 492 páginas e papel offset 90g a um valor de R$ 79,90, porém, está com desconto de 30% saindo a 55,90 até dia 06/07/2020.

Para saber mais sobre a obra, visitem o canal do youtube do Pipoca e Nanquim.

Mostrar mais

Ludinei Neves

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e futuro educando de Letras baseada em traduções, criação de roteiros e etc. Nerd desde o nascimento sonha com a disseminação da leitura pelo mundo. Um amante da cultura em si, um buscador da resposta vital para a vida, o universo e tudo mais. Amante de quadrinhos e da cultura dos vídeo games, apaixonado por Magic the Gathering e também adora livros, RPG, Holy Avenger e Pipoca e Nanquim.

Notícias relacionadas

Deixem seus comentários!

Fechar