EspeciaisgameshorrorJogossuspenseterror

ESPECIAL EM CASA: Top 5 games de terror e suspense

Cinco ótimos games de terror e suspense para curtir nesta quarentena.

Sim, hoje é sexta-feira! E continuando nossa série de conteúdos de todas às sextas com o nosso ESPECIAL EM CASA, hoje iremos focar na comunidade gamer ou naqueles que têm curiosidade de conferir alguns games, indicando 5 ótimos jogos de terror ou suspense em ordem alfabética para jogar na sua quarentena. Então, vamos conferir?!

1. Alien Isolation (2014)

A franquia Alien já está muito bem consolidada na cultura Pop, o horror e o suspense do filme dirigido por Ridley Scott influenciou diversos filmes do gênero e também outras mídias, como quadrinhos e videogames. Nos games, a franquia marca presença desde os primórdios da criação dessa mídia tão adorada, com o game “Alien” de 1982, lançado para o Atari 2600. Para além deste, vários outros jogos da franquia foram sendo lançados ao decorrer dos anos acompanhando a evolução tecnológica dos videogames, dentre bons jogos como “Alien 3”, lançado em 1992 para o Super Nintendo e Sega Genesis, e também jogos ruins como o decepcionante “Alien Colonial Marines”, lançado em 2013 para PC, PS3 e Xbox 360.

Continuando a tradição de várias gerações, claro que não poderia faltar um novo game do Alien para as gerações do Playstation 4 e Xbox One. Foi com Alien Isolation lançado em 2014, que a franquia marcou presença no início da geração focando exclusivamente no horror e no suspense em primeira pessoa, colocando o jogador na pele de Amanda Ripley (filha de Ellen Ripley), 15 anos após os acontecimentos do primeiro filme. O enredo segue com Amanda na estação espacial Sevastopol, investigando a caixa-preta da nave Nostromo em busca do paradeiro da mãe desaparecida, enquanto um alien aterroriza a estação matando a maioria da tripulação.

O game agradou bastante os fãs e a crítica especializa, sendo considerado o melhor jogo da franquia e um dos melhores da geração, também ganhou o prêmio BAFTA em 2015 como ‘melhor som em um jogo’.

Para além das plataformas Playstation 4 e Xbox One, o game também está disponível para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

2. Resident Evil 7 (2017)

Resident Evil sempre foi uma das franquias mais queridas dos videogames, que nasceu juntamente com o Playstation 1, o primeiro console de uma das maiores empresas do ramo, a Sony. Desde a sua estreia no primeiro Playstation, a franquia deu as caras continuamente no avançar de gerações, porém, o que era conhecido como gênero suvivor horror acabou se tornando o gênero de ação, principalmente com o lançamento de Resident Evil 6, que lhe rendeu diversas críticas devido aos momentos de ação desenfreada do game. Estas críticas foram suficientes para a Capcom ouvir seus fãs abordando medidas diferentes para um próximo jogo, revitalizando a franquia, colocando-a novamente nos trilhos do suvivor horror com uma estética e jogabilidade diferente.

Resident Evil 7 segue jornada de Ethan Winters em busca de sua esposa desaparecida, Mia. A busca leva Ethan até uma cidade no interior da Louisiana, nos EUA, que ao chegar no local, se depara com uma enorme mansão pertencente aos membros da família Baker, que o perseguem durante toda a sua jornada de busca.

O game foi um sucesso de críticas e vendas, também sendo considerado um dos melhores jogos de terror da geração e marcou definitivamente o retorno da franquia ao suvivor horror. Está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

3. The Evil Within (2014)

Sabe a franquia Resident Evil em que acabamos de falar? Então, o criador da franquia Shinji Mikami – que atualmente não faz mais parte dos projetos da Capcom – decidiu desenvolver uma nova franquia mesclando diversos elementos dos games de suvivor horror, dentre eles, elementos do próprio Resident Evil. Essa mescla de elementos fez emergir o surpreendente The Evil Within.

The Evil Within foi desenvolvido pela Tango Gameworks na qual Shinji Mikami faz parte e foi publicado pela Bethesda no ano de 2014. A história do game é focada no detetive Sebastian Castellanos, que recebe uma chamada de emergência de um hospital local, onde houve uma chacina que matou todos os funcionários. Chegando lá, Sebastian se depara com os mortos e com uma figura misteriosa e aparentemente sobrenatural, a realidade começa a se alterar e Sebastian se vê num verdadeiro filme de terror.

O game foi no geral bem avaliado, ganhou críticas positivas do público e dos fãs do gênero de suvivor horror, principalmente dos fãs de Resident Evil que notaram diversas referências a franquia. O sucesso fez com que o game ganhasse uma excelente continuação em 2017, com The Evil Within 2, que traz novamente Sebastian como protagonista.

The Evil Within está disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e Pc. Já a sua continuação está disponível apenas para PS4, Xbox One e PC.

4. The Last of Us (2013)

Você e eu sabemos que há diversos outros jogos que se encaixariam melhor nessa lista de terror e suspense do que The Last of Us, porém, a densidade narrativa deste game é tão forte e tão primorosa que não consegui deixá-lo de fora da lista. Sem falar de que há sim momentos desesperadores no game, não o bastante para chamá-lo de jogo de terror, mas o suficiente para classificá-lo como um jogo suspense.

The Last of Us é um dos games mais adorados pela comunidade gamer, venceu diversos prêmios de jogo do ano e foi eleito pela comunidade do site de notas do Metacritic o melhor jogo da década. O game é tão popular que sua continuação – que chegará às lojas em 19 de junho – bateu recordes de pré-vendas na Amazon e a HBO anunciou que vai produzir uma adaptação do game para a TV. Essa incrível popularidade se dá pelo enredo cinematográfico do game que inovou a deu mais densidade aos personagens envolvidos, mesclando tudo que dá certo nos cinemas e nos games, criando uma identidade única e emocionante com personagens cativantes e marcantes.

A história do game é focada em Joel Miller, um cidadão americano comum que perde a sua filha Sarah no meio de uma epidemia viral, 20 anos se passam e Joel está sobrevivendo neste mundo apocalíptico fazendo entregas em troca de armas e alimentos, dentre essas idas e vindas surge um trabalho aonde ele deve entregar uma criança que aparentemente é imune a infecção a um grupo de resistência, intitulado Vagalumes. O jogo foca na jornada de Joel levando Ellie até esse grupo, passando por diversas situações de perigos em vários cenários dos Estados Unidos, na qual ambos vão criando uma relação afetiva de pai e filha ao decorrer do game.

The Last of Us é um game exclusivo para os consoles da Sony, estando disponíveis para Playstation 3 e Playstation 4. Sua continuação, The Last of Us Part 2 chegará em 19 de junho deste ano, com versões para Playstation 4 e Playstation 5.

5. Until Dawn (2015)

O que falar de Until Dawn?! Sabe aqueles filmes de terror adolescente dos anos oitenta e noventa, como Sexta-Feira 13 (1980); Pânico (1996) ou O que você fez no verão passado (1997)?! Então, Until Dawn é totalmente inspirado nesses filmes clássicos e faz um excelente trabalho ao colocar o jogador na pele de todos os personagens em diferentes momentos da trama, trazendo uma mecânica de escolhas que influenciará no caminhar da história e em seu final, que possuí diversos finais diferentes incentivando o jogador a embarcar na história por várias vezes. O game é composto por um leque de atores famosos, como Peter Stormare, Rami Malek e Hayden Panettiere.

O enredo se desdobra durante uma reunião de amigos em 2014 no chalé da família de Josh e suas irmãs gêmeas, Hannah e Beth, nas Montanhas de Blackwood Pines. Um incidente ocorre durante a reunião e acaba levando as gêmeas a uma terrível morte. Um ano após o incidente, Josh, tenta reunir novamente seus amigos no mesmo chalé em busca de homenagear suas irmãs, porém, novos acontecimentos começam a surgir tornando a vida dos adolescentes um verdadeiro terror, tendo que sobreviverem até o amanhecer. O game está disponível para Platstation 4 e PC.

Essas foram nossas dicas de sexta, fiquem ligados para mais conteúdos na próxima semana. E lembrem-se, #FicaEmCasa.

Mostrar mais

Wemerson Gomes

Seguidor da cultura geek. Marvete e DCnauta. Viajante da galáxia e um sobrevivente da montanha da perdição.

Notícias relacionadas

Deixem seus comentários!

Fechar