classicohqsmarvelmarvelcomicspanini

HQ’s | Saiba sobre Torneio de Campeões

A revista conta a história de uma disputa entre o Grão Mestre e uma entidade desconhecida pela vida do Colecionador usando os heróis da terra como peões que, caso se recusem a disputar, todos os habitantes do planeta ficarão em animação suspensa para sempre. Nessa disputa, os heróis se veem obrigados a lutarem entre si onde Grão Mestre escolhe doze heróis e a desconhecida escolhe outros doze e, quem conseguir pegar mais partes de um globo dourado dividido em quatro partes ganha.

A revista conta a história de uma disputa entre o Grão Mestre e uma entidade desconhecida pela vida do Colecionador usando os heróis da terra como peões que, caso se recusem a disputar, todos os habitantes do planeta ficarão em animação suspensa para sempre. Nessa disputa, os heróis se veem obrigados a lutarem entre si onde Grão Mestre escolhe doze heróis e a desconhecida escolhe outros doze e, quem conseguir pegar mais partes de um globo dourado dividido em quatro partes ganha.

Os heróis então são mandados para os quatro cantos do planeta onde começam a se enfrentar enquanto procuram pelo pedaço do globo dourado. Após vencer a disputa, o Grão Mestre reclama seu prêmio e nos é revelado que a desconhecida era ninguém menos que a morte, afinal, apenas ela pode trazer alguém dos mortos mas, como tudo na vida tem um preço, a Morte diz que, para trazer de volta o Colecionador seria preciso alguém estar em seu lugar.  Nesse caso, seria preciso dar alma do próprio Grão Mestre ou algo equivalente e a Morte lhe oferece uma outra alternativa. O Grão Mestre poderia dar as almas dos heróis em troca da volta do Colecionador no lugar de dar a sua própria, mas Grão Mestre se recusa já que antes do torneio começar ele promete que se o time dele ganhasse, ele não iria mais colocar os terráqueos em seus jogos e assim se sacrifica trazendo de volta o Colecionador.

Algum tempo depois, os Vingadores estão jogando beisebol e se divertindo quando o Surfista Prateado chega contando que um dos anciãos do universo deseja a morte deles e por motivos misteriosos. Nesse momento alguns Vingadores caem mortos do nada. O que eles não sabiam é que tudo isso era parte de um plano do Grão Mestre para dominar a Morte e tomar todo o poder dela para si e assim moldar o universo ao seu bel prazer em forma de um novo Big-Bang. A outra parte dos Vingadores que fica viva junto do Surfista Prateado vão de encontro ao Colecionador que os envia ao reino da morte dizendo que tudo isso era um plano do Grão Mestre e que os amigos deles deveriam ser salvos. Chegando lá, Grão Mestre coloca os Vingadores uns contra os outros em mais um de seus jogos e assim, inicia-se uma batalha que quando termina, os heróis precisam ainda enfrentar alguns mortos que o Grão Mestre traz de volta, e, para piorar, eles não só precisam derrotar os mortos, como também impedir quatro bombas de detonarem pois, se isso acontecer, o universo deixará de existir. Após uma árdua batalha onde tudo parecia perdido e muitos personagens mortos, Gavião Arqueiro faz uma última aposta com Grão Mestre e o engana fazendo com que na distração, a Morte se liberte e assim expulsa o Grão Mestre de seu reino e retorna os Vingadores para o exato ponto onde tudo começou, no jogo de beisebol, além disso, também ressuscita os Vingadores que morreram no processo como uma forma de recompensar os heróis pelo seu ato de bravura finalizando assim a história.

Embora seja uma história datada de 1982, tem uma grande importância no mundo das hqs de super-heróis até hoje pelo fato de ter sido a primeira vez em que um grupo de heróis se reúne. Alguns personagens se conheceram nessa história e ela também foi a base para a criação de Guerras Secretas I, três anos depois e, também Crise nas Infinitas Terras, quatro anos após Torneio de Campeões.  Existe um erro na contagem, quando os heróis estão procurando os pedaços do globo dourado. A disputa estava 2 x 1 para o Grão Mestre e o último pedaço foi encontrado por Trevo, uma heroína que estava na equipe da Morte até então desconhecida. Esse erro fez com que cinco anos depois a Marvel lançasse a continuação da história tentando justificar que aquilo foi uma manipulação do Grão Mestre e que seu plano desde o início era dominar a Morte e seus poderes. Tudo isso começa quando seu irmão Colecionador morre. Os diálogos massantes e uma narração arrastada são os pontos fracos da hq, enquanto que os embates e o desenvolvimento da relação entre os personagens se torna seu ponto forte já que muitos desses relacionamentos perduram até os dias de hoje. Torneio de Campeões é uma história com roteiro de Bill Mantlo, Steven Grant e Mark Gruenwald com arte de John Romita Jr. lançada pela Panini editora na Coleção histórica Marvel.

Mostrar mais

Ludinei Neves

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e futuro estudando de Letras baseada em traduções, criação de roteiros e etc. Nerd desde o nascimento sonha com a disseminação da leitura pelo mundo. Um amante da cultura em si, um buscador da resposta vital para a vida, o universo e tudo mais. Amante de quadrinhos e da cultura dos vídeo games, apaixonado por Magic the Gathering e também adora livros, RPG, Holy Avenger e Pipoca e Nanquim.

Notícias relacionadas

Deixem seus comentários!

Fechar