Crítica | O Touro Ferdinando, ensina a gentileza e o respeito às diferenças

 
Uma nova animação de Carlos Saldanha que também produziu outras animações como Rio 2, Era do Gelo 4 e Era do Gelo: o Big Bang, retorno com a história desse touro fofo e amável, O Touro Ferdinando. Baseado no livro infantil, Ferdinando, o Touro, de Munro Leaf, conta a vida de um touro completamente diferente da sua espécie, de uma personalidade afetuosa, meiga, que ama as flores e a natureza. Por causa dessa diferença que Ferdinando tem o desafio de conquistar sua liberdade e respeito por ser diferente, tanto diante dos outros de sua mesma espécie como também aos humanos. E é aí que está a lição dessa história encantadora.

O filme começa contando a trajetória do Ferdinando que desde de pequeno morando em uma fazenda de criação de Touros, após seu pai ir em uma Tourada e não voltar mais, ele decide fugir e ir atrás dele. Sozinho e perdido, ele é encontrado pela amorosa garota Nina que cuida dele e a partir dai cria uma amizade linda. Ferdinando vai crescendo, se tornando forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Mas após ele se meter em uma tremenda confusão, Ferdinando vai parar novamente a fazenda de touros, e acidentalmente ele é escolhido para uma Tourada em Madri. Agora ele tem um desafio: lutar, ou lutar pela liberdade não só dele, mas também de todos da fazenda.
A animação mostra bastante o desafio de ser diferente, da rejeição, da pressão de ser algo que você não quer ser, mas também da persistência, da amizade, do amor, do perdão e da gentileza. O Touro Ferdinando mesmo com seu grande tamanho até assustador para alguns animais, seu grande coração mostra uma delicadeza sem igual. Ele prega com todos, até os que não gostam dele a gentileza, a humildade e o carisma. Mas isso não o torno bobo, pelo contrário Ferdinando mostra um animal inteligente e habilidoso, além de ser super cuidadoso com tudo. 
Ao fugir e encontra a garotinha Nina, seu pai e o cachorro Paco, ele se torna parte da família. E é através dessa união que está uma outra lições do filme – o amor dos humanos com os animais. Além do filme tratar sobre o respeito com a diferença de cada um, o respeito pelos animais é um dos pontos fortes da trama. Uma mensagem não só tocante para as crianças como também para os adultos que estão juntos. 
Toda a animação é ambientada e sincronizada num ritmo espanhol, a cultura original da história é bem presente na trama, deixando ainda mais deliciosa e divertida a história. Aliás disso, diversão e risos para a família toda é que não falta nesse filme e nisso o diretor Saldanha desenvolveu muito bem nessa produção. Vale ressaltar os nossos dubladores incríveis desse filme: Maisa (Nina), Thalita Carauta (Cabra Lupe) e Duba Ribeiro (Ferdinando) que para quem não sabe faz a mesma dublagem do personagem Oliver Queen, na série Arrow.

O Touro Ferdinando já está nos cinemas.
Nota:
Curiosidade:
O Touro Ferdinando foi indicado no Globo de Ouro 2018, nas categorias de Melhor Animação e também Melhor Canção Original, ‘Home’ de Nick Jonas. Veja o clipe da canção abaixo: 
Trailer: 

Post a Comment



Postagem Anterior Próxima Postagem