News

Curiosidade | Quadrinhos: Origem histórica e cultural


Que tal conhecer um pouco mais sobre os quadrinhos, de como surgiu sua origem histórica e cultural?! Esse texto vai mostrar resumidamente o processo de evolução dos quadrinhos desde a pré-história até os quadrinhos atuais modernos, do qual estamos acostumados. Um conhecimento que ajuda a compreender a importância dos quadrinhos para a história da humanidade.


Os quadrinhos são uma heranças histórica de nossos primórdios, quando homens das cavernas usavam desenhos nas paredes como forma de passar uma mensagem ou "narrar" seu dia a dia, numa saga incansável na luta pela sobrevivência, tornando-se hoje conhecidas como Pinturas Rupestres. Esta forma de relatar ou de se expressar foi evoluindo com o passar dos tempos, ganhando novas formas e gerando um arco histórico importantíssimo para a humanidade.


A prática usada na Pré-história chegou a antiguidade em 113 com Trajano, Imperador de Roma, que mandou construir uma coluna grandiosa onde suas batalhas eram contadas em vários desenhos feitos em espiral, para mostrar a soberania do exército Romano. A coluna hoje leva seu nome, Coluna de Trajano, os desenhos obedecem a uma ordem e estão relacionadas uns com os outros, seguindo basicamente a estrutura de um roteiro.


Esse estilo de narração trazida por Trajano também teve papel fundamental na Idade Média, principalmente no século XIV com a Via-sacra Cristã, que trazia a história do julgamento e a crucificação de Jesus Cristo contada pela Igreja Católica. Elas são narradas de várias formas e variam de cada igreja, algumas são feitas de pedras, outras de pinturas ou painéis artesanais.


Na modernidade, os quadrinhos como conhecemos hoje surgiu em 1895 com The Yellow Kid (o garoto amarelo), criado por Richard Felton Outcault, considerado por muitos o pai dos quadrinhos modernos. Inicialmente o quadrinho era publicado aleatoriamente em uma revista intitulada de Thuth, mais tarde acabou chegando ao New York World onde passou a sair frequentemente, sendo uma das primeiras revistas a conter impressão colorida. O objetivo da revista era criticar humoristicamente questões sociais, como a tensão racial e o consumismo na grande metrópole. Richard trouxe, portanto, uma forma de entretenimento inédita, onde introduziu humor e diálogos em forma de balões, estilo que definiu de uma vez por todas o gênero.

Nenhum comentário