Logan | Referências e enigmas no último filme do herói


'Logan' veio arrasando todo mundo, tanto aos fãs do herói, mas também quem simplesmente acompanhou todos os filmes do X-Men ou boa parte deles. O herói com certeza vai deixar saudades e principalmente a atuação do ator Hugh Jackman durante os 14 anos dedicando ao personagem e a grande importância de Wolverine/Logan na saga dos X-Men, é marco no mundo cinematográfico da Marvel.

O filme estreou cheio de referências da trajetória do herói nos quadrinhos, dos filmes dos X-Men e também dos filme individuais de Logan. 

Mas como todos sabem, a cronologia de X-Men nos filmes virou uma completa confusão, misturando mutantes e momentos do passado com os do futuro, e agora Logan se passa em 2029, onde os mutantes não existem mais, não sabemos ao certo o que aconteceu, porém poucos estão vivos como Logan, Professor Xavier e Caliban.

A partir desse ponto surgi diversas perguntas sobre o que aconteceu, e também referências muitas não muito claras sobre os ocorridos. Então decidimos dividir por categorias todas elas, é claro CONTÉM SPOILERS, é de sua responsabilidade continuar! rs 

Vamos lá então!


1. O Velho Logan


Embora Logan tenha apenas uma pequena inspiração na história de Mark Millar e Steve McNiven, muitos elementos base do quadrinho estão presentes no filme. Os principais dele são a aparência do Velho Logan e o clima árido do cenário, a viagem pelo país com um antigo companheiro também idoso, a morte dos X-Men e a ascensão de vilões.

2. O incidente dos Mutantes em Westchester

No filme, a causa do incidente em Westchester que matou alguns X-Men e afetou pelo menos 600 pessoas foram as convulsões do Professor Xavier, que fizeram com que os poderes do mutante saíssem de controle.

Entretanto, esse tipo de desastre foi abordado em Velho Logan, quando o vilão Mysterio manipulou Wolverine, fazendo-o pensar que estava atacando criminosos que haviam invadido a Mansão X, mas na verdade ele estava matando seus colegas.

3. O peso da culpa no Professor Xavier

Vimos citado acima que em O Velho Logan, o Wolverine foi responsável (em partes...) pelo massacre que tirou a vida de quase todos os X-Men. No filme, essa responsabilidade caiu sob os ombros do Professor Xavier.

Após apresentar os primeiros sinais de doença devido à idade, o Professor Charles Xavier teve um colapso mental que paralisou todos dentro da mansão X por tempo suficiente para que um incêndio começasse e sete dos principais X-Men morressem. Eles possivelmente eram Tempestade, Colossus, Lince Negra, Vampira, Fera, Homem de Gelo e Anjo.

4. Cemitério Greenwood

O cemitério que aparece no início de Logan tem uma base nos quadrinhos. Se trata do Cemitério Greenwood, que faz parte do Universo Marvel. Ali fica o memorial ao Capitão América Ultimate e também é onde Sue Storm (Mulher Invisível) de Quarteto Fantástico foi cremada após sua morte.

5. Empresa Alkali Transigen

A instituição que criou Laura e as outras crianças é a Alkali/Transigen, empresa que herdou o Projeto Arma X após os eventos de X-Men 2. O nome vem do Lago Alkali, onde na qual implantam Adamantium no corpo de Wolverine.

6. Caliban

Caliban foi inserido nos roteiros de X-Men: Apocalipse e Logan sem que houvesse comunicação entre os diretores dos filmes. Para James Mangold, foi uma surpresa ver que o personagem estava no filme de Bryan Singer, isso fez com que uma alteração no roteiro acontecesse para não colocar as duas versões em conflito. Em Logan, tem uma referência ao Caliban de X-Men: Apocalipse quando Donald Pierce diz que ele costumava trabalhar do seu lado. No filme de 2016, foi estabelecido que ele usava seus poderes para ajudar quem pagasse mais.

7. Bala de Adamantium

Em X-Men Origens: Wolverine, Logan fica desmemoriado após ser atingido com uma bala de adamantium na cabeça. Em Logan, também existe uma bala de adamantium. Entretanto, esta é capaz de matar o Wolverine – e seu clone.

8. X-24

O clone do Wolverine chamado de X-24 foi inspirado por um personagem dos quadrinhos chamado de Albert. Ele foi criado por Donald Pierce como um androide completamente selvagem e capaz de lutar com o Wolverine de igual para igual.

9. Estátua da liberdade
Quando um Professor Xavier diz que “eles estão esperando” para Logan sobre referência a Estátua da Liberdade, se trata ao primeiro filme dos X-Men. Contudo, mais tarde, descobrimos que ele estava se referindo ao Hotel Liberty, o local onde Logan encontra Gabriela e Laura. O Hotel Liberty tem como símbolo a Estátua da liberdade.

10. Quem diabos é James Howlett?
Nos arquivos médicos de Laura, é possível ler que o doador genético dela é “James Howlett”, o nome real de Logan/Wolverine, como foi revelado na minissérie Wolverine: Origem.

11. A Origem da Laura Kinney, a X-23

Sua primeira aparição nos quadrinhos aconteceu em NYX: Aspirante #3, com origem contada em X-23: Inocência Perdida. Nos quadrinhos, ela é uma “irmã-clone” de Wolverine depois que uma organização tenta replicar o projeto Arma X, mas não consegue usar o cromossomo Y (de Wolverine), gerando assim uma versão feminina com duas garras em cada mão e uma em cada pé que, depois, são revestidas de adamantium (apenas as garras, não o esqueleto todo, como no caso de Wolverine). 

O que vemos da origem de Laura em Logan reflete o que é visto nos quadrinhos, especialmente seus poderes, suas garras, sua ferocidade, sua solidão e afastamento do mundo e, claro, a carga genética que carrega de Wolverine.

12. Éden

Éden é o tempo todo citado no filme, mas se sabe pouquíssimo sobre este lugar, até Logan cita se acredita mesmo que este lugar exista. Mas as crianças mutantes e o professor Xavier fazem de tudo para Logan leva-las até a fronteira para ir em direção a este lugar misterioso, onde eles poderam ficar seguros.

Ao longo da mitologia mutante, diversas cidades ou locais existiram com o mesmo propósito, a começar pelo Instituto Xavier para Jovens Superdotados (depois Instituto Jean Grey), Genosha, Madripoor e Utopia (que é esta da imagem acima).

13. Cortando a barba

Aceitando por um momento que Logan não teria matado os garotos por puro reflexo quando eles se aproximaram com tesouras, o resultado final da sessão de barbeiro é uma aparência muito próxima do herói que vemos em O Velho Logan. Ele pode não ter gostado muito, mas nós gostamos! Só faltou mesmo o uniforme original pra ficar bom de vez, mas tudo bem.

É claro com todas as referências possíveis e impossíveis, com esperança ou sem como será os próximos filmes do X-Men e os destinos dessas crianças mutantes no final do filme, Logan sempre fará muita falta, estará sempre em nossos corações.




Informações baseadas nos sites: Plano Crítico, Jovem Nerd e Legião de Heróis.

Nenhum comentário



Tecnologia do Blogger.